O futuro da arte – ideias de investimento

futuro-da-arte

Para olhar para o futuro, precisamos apenas olhar para o passado recente.

Não é apenas útil observar também as diferentes tendências, mas acredito que descobriremos que certas modas tiveram vários graus de influência mútua sobre os empreendimentos artísticos.

As tendências atuais da arte refletem a aparente confusão encontrada na indústria da moda. O equipamento hippie dos anos 60 (em si uma mistura de clássico medieval e pop) pode ser visto com o punk dos anos 80; experimentos com pop e new wave continuam; e roupas de desenho tiradas diretamente das páginas de imagens de anime estão encontrando uma afinidade com o hip-hop e o rap de gangster negro.

Ao lado disso, vejo uma mistura fantástica de alguns ou todos os desenhos animados, ingênuos, pop art, expressionismo abstrato e surrealismo, que acredito ter sido friamente rotulado de neo-expressionismo.

Essa observação me surpreende … é tão parecida com a abundante moda e arte do final do século XIX. O que é mais incrível é que dessa época caótica surgiram os primeiros caminhos importantes para o drama da arte de vanguarda e o poder ainda não dominante do movimento da arte moderna.

E acho que a história está prestes a se repetir.

Basta olhar para o mundo comercial, onde a recreação “instantânea” está rapidamente se tornando a entidade de maior sucesso, pois permeia quase tudo … em todos os lugares.

A televisão introduziu uma atitude básica moderna específica em relação à arte e à vida, mas agora está sendo rapidamente substituída (ou devo dizer – consumida) pelo mais recente avanço tecnológico … o computador – conectado à rede mundial de computadores.

Aqui está o novo mundo … e um mundo fundamentalmente inexplorado também. Aqui a arte pode ser produzida em uma extremidade do mundo … e ser vista na outra extremidade em questão de segundos.

Todos estão convidados a adicionar sua própria arte pessoal … não importa de onde vieram, ou a falta de ensino que possam ter tido.

Há uma espécie de atitude de “liberdade para todos” começando a crescer e, com ela, uma bela inocência artística está florescendo muito lentamente em cada cultura, cada comunidade, cada corpo.

Somos abençoados por estarmos bem no meio de outro período caótico que é uma espécie de vasto caldeirão – todo tipo de entretenimento ou atividade está sendo despejado nele.

E muito em breve a mistura será perfeita para a próxima geração de artistas de vanguarda – não em um café em Paris, mas em um cyber café, e será a partir daí que a arte verdadeira, forte e inovadora começará a se infiltrar a consciência do mundo.

Mas que tipo de arte será?

Para essa resposta, acredito que temos que olhar para o que está acontecendo agora – na internet.

Precisamos olhar com muito cuidado para aquelas fotos extremamente frágeis … como o ambiente de jogo, as caricaturas online e seus estilos de graffiti ingênuos, além daqueles blogs pessoais íntimos absolutamente cheios de criatividade virgem, e não esquecendo o sempre acessível celular com instantâneo habilidade fotográfica e cinematográfica.

É nesses lugares que o próximo movimento artístico se desenvolverá suavemente.

Então, se você está procurando investir em arte para o futuro, eu acredito que você deve começar sua investigação agora nas muitas interpretações visuais encontradas na rede, e você vai descobrir … eventualmente, que a internet vai influenciar fortemente os novos convênios das belas-artes de amanhã.

Seu poder e força estabelecerão uma arte completamente inovadora que retratará uma contradição tentadora – um movimento, anônimo e ainda assim extremamente pessoal.

Share on facebook
Facebook
Share on pinterest
Pinterest
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
ideias

ideias

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

happy-woman-walking-on-beach-PL6FA7H.jpg

SanFair Newsletter

The latest on what’s moving world – delivered straight to your inbox