Como evitar problemas de comunicação… com apenas uma pergunta

Set of white and black hands making opposite symbols

Muitas vezes, ouvimos apenas pela metade o que as pessoas estão dizendo. Isso ocorre porque acreditamos que sabemos o que a outra pessoa vai dizer ou porque nossa mente está em outra coisa.

depressed businessman with closed eyes sitting at workplace with head on laptop near crumpled paper
depressed businessman with closed eyes sitting at workplace with head on laptop near crumpled paper

Às vezes pensamos que entendemos, mas não esclarecemos para saber se de fato ouvimos direito.

  • escuta ineficaz
  • ruído
  • Significado em palavras
  • idioma
  • Gatekeeping
  • Aparências

Podemos não ter desenvolvido nossas habilidades de escuta, que é considerada uma das habilidades mais importantes nos negócios, mas raramente é ensinada nas escolas.

Nossas mentes muitas vezes estão no passado ou no futuro, dependendo do que fizemos ou precisamos fazer. Outras vezes, estamos adivinhando ou presumindo o que eles vão dizer. Algumas pessoas têm até medo do que a outra pessoa pode
estar dizendo e não quero ouvir. Muitas vezes as pessoas apenas “ouvem” o suficiente para responder.

Ruídos de todos os tipos interferem em nosso caminho. Essas distrações nos impedem de ouvir. Eles podem ser outras pessoas, telefones, rádios, TVs e muito mais. Muitos ruídos não fazem nenhum som. Eles são baseados em como nos sentimos, nosso preconceito, conhecimento, habilidade e experiência, para citar alguns.

Da mesma forma, quando se trata de definir palavras, a primeira é a definição padrão do dicionário. No entanto, muitas palavras têm vários significados, especialmente no idioma inglês, onde a gíria é predominante.

words in a dictionary
words in a dictionary

Com base em sua própria experiência, a sociedade em que você foi criado, seja o inglês sua primeira língua, quaisquer problemas emocionais associados à palavra e o tipo de educação que você teve afetarão a definição da palavra.

Um dos maiores bloqueios é a manutenção do portão. Isso é qualquer coisa que seu cérebro ou eu inconsciente não queira aceitar como verdadeiro ou relevante. Filtramos a maior parte do que estamos expostos. Se fôssemos ver e notar tudo de uma vez, ficaríamos loucos. Portanto, o RAS (Sistema de Ativação Reticular) do nosso cérebro diz: “Isso é importante ou perigoso?” Se a resposta for não, ele o filtra.

O problema é que não percebemos o que estamos parando no portão. E a pessoa para quem você está tentando passar uma mensagem também tem seu próprio sistema de guarda de portão.

Também é preciso estar ciente de seu público, a pessoa com quem você está tentando se comunicar. Se você está em uma função formal e está vestido de forma descontraída ou com jeans e uma camiseta, as pessoas com quem você deseja se comunicar passarão mais tempo pensando em como você está vestido em relação ao que está dizendo.

O mesmo se aplica se você estiver tentando se relacionar com desempregados ou moradores de rua e estiver vestido com um terno caro de grife, eles não terão interesse em falar com você ou em confiar em você. Lembre-se de que suas roupas comunicam uma mensagem.

É importante esclarecer que você e eles entenderam o que ele quis dizer e até mesmo repetir esse processo até que saibam que eles entenderam.

No entanto, com demasiada frequência, os desastres acontecem devido a falhas de comunicação. Cabe a você fazer algo a respeito. Lembre-se, pode ser tão simples quanto pedir para clarificar

Eu sei de um exemplo em que o supervisor, que enquanto saía para pernoitar, disse:

“Don, desligue a máquina de espuma” Don pensou ter ouvido,
“Não desligue a máquina de espuma”, então ele deu de ombros e pensou, Ok e caminhou.
Verifique os resultados dessa falha de comunicação em um hangar de aeroporto. Mis-Communication

Share on facebook
Facebook
Share on pinterest
Pinterest
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
ideias

ideias

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

happy-woman-walking-on-beach-PL6FA7H.jpg

SanFair Newsletter

The latest on what’s moving world – delivered straight to your inbox